Missão Rosetta [ Tema de Hoje no Grupo de Astronomia ]

Grupo de Astronomia - [Missão rosetta]

Os encarregados da sonda europeia Rosetta, que navega há dez anos no espaço, autorizaram nesta terça-feira a primeira etapa para que o pequeno módulo robótico a bordo da nave, Philae, tente a façanha de pousar sobre um cometa a milhões de quilômetros da Terra.

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC, na sigla em inglês), da Agência Espacial Europeia (ESA), em Darmstadt (Alemanha).

Este primeiro “go” (autorização para prosseguir) significa que Rosetta está na órbita correta e que foi encontrada a trajetória para que Philae inicie sua descida.

“Estou na trajetória correta para lançar corretamente o Philae”, anunciou a Rosetta em sua conta no microblog Twitter.

Faltam outras três checagens durante esta noite e madrugada, antes da luz verde definitiva, nesta quarta.

A hora do desacoplamento entre a Rosetta, que segue o cometa desde 6 de agosto, e o robô Philae, de 100 quilos, está prevista para as 08H35 GMT (06h35 de Brasília) de quarta-feira.

Philae tentará, a partir deste momento, aproximar-se pouco a pouco do cometa Churyumov-Gerasimenko 67P até conseguir pousar no “ponto J”, denominado Agilkia, em sua superfície.

Se algum alarme soar, a operação terá que ser adiada.

A confirmação da operação vai demorar 28 minutos para chegar à Terra, visto que a Rosetta está distante cerca de 500 milhões de quilômetros.

O módulo Philae terá sete horas de queda livre antes de tocar a superfície do cometa. Será uma operação arriscada, visto que o único que se sabe a respeito do terreno é que será acidentado.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s